top of page

Contraindicações absolutas da massagem
Trauma na coluna vertebral
Depois de quedas ou acidentes de veículos a pessoa deve ser encaminhada para um hospital. Só com autorização médica a massagem pode ser feita.
Tumores ou outras doenças na coluna vertebral
Dores duradouras na coluna têm que ser examinadas por um médico especialista. Só com autorização médica a massagem pode ser feita.
Fraturas recentes
A massagem no membro fraturado só pode ser feita depois de alta médica. O resto do corpo, não fraturado, normalmente é liberado.
Febre/gripe/infecções
Estados febris ou gripes podem piorar com massagem, porque as manobras da massagem estimulam a circulação da linfa e do sangue no corpo. A massagem só é liberada uma semana depois que a gripe ou febre acabou. Infecções têm que ser tratadas pelo médico.
Câncer
Depois de um tratamento de câncer onde a pessoa teve alta, a massagem pode ser feita com autorização médica.
Doenças do sistema circulatório (é o caso de tromboses ou flebites)
Caso a flebite não seja tratada, pode ocorrer a formação de coágulos de sangue, que evoluem para a tromboflebite, uma trombose superficial que acomete as veias abaixo da pele. Trombose são coágulos na parede interna dos vasos sanguíneos. Esses coágulos podem se soltar e andar dentro da corrente sanguínea, causando um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ataque cardíaco, entre outros problemas graves. O grande problema da trombose é que nem sempre o paciente sabe que tem e só um profissional poderia identificar o grau de evolução de flebite pra trombose. Dores, inchaços, temperaturas aumentadas ou diminuídas na área afetada podem ser indícios. O exame de sangue em laboratório dá pistas importantes da trombose. Só depois do tratamento adequado com um médico e com autorização médica a massagem pode ser feita.
Contraindicações relativas da massagem
Problemas na circulação sanguínea e no coração
Existe uma variedade grande de problemas circulatórias e no coração. Dependendo do problema, a massagem não deve ser feita. É sempre bom pedir uma autorização médica.
Varizes
Dependendo das varizes a massagem pode ser contraindicada. É sempre bom pedir uma autorização médica.
Feridas abertas e pus
Feridas abertas, mesmo pequenas, têm grande risco de infeccionar. Não é bom fazer massagem onde houver feridas abertas.
Doenças de pele e eczemas fortes
A maioria das doenças de pele é autoimune, o que significa que não é contagioso. Uma grande vantagem é que problemas na pele são fáceis de detectar e a própria pessoa normalmente sabe o que é. A massagem normalmente é liberada.
Gravidez
A massagem normalmente é liberada depois dos três primeiros meses de gestação. Quem decide se pode ou não pode fazer massagem é o medico responsável e o massagista só atende com autorização médica.
Hérnia de disco
Uma grande quantidade da população sofre com hérnia de disco. O núcleo pulposo, um espécie de gelatina densa que existe dentro do disco intervertebral pode derramar e calcificar. Dependendo de onde e como uma hérnia de disco se formou, ela pode ser perigosa. A massagem só é liberada com autorização médica. A massagem para hérnia de disco é feita com manobras leves e normalmente sem alongamentos.
Osteoporose
Osteoporose significa ossos fracos. Normalmente, a doença surge com a idade. Uma massagem leve sem alongamentos costuma ser liberada.
Infiltrações de corticóide
O corticóide corrói as estruturas da articulação quando injetado nelas. A massagem só é liberada depois de vinte dias ou com autorização médica.
Diabetes
Como a massagem estimula a circulação sanguínea e linfática, é melhor pedir uma autorização médica para atender diabéticos. Normalmente a massagem é liberada.
Doenças contagiosas
Doenças que têm contágio com contato de pele precisam ser tratadas por um médico antes de se fazer massagem. Doenças contagiosas que envolvem troca de sangue, saliva ou relação sexual normalmente são liberadas.
COVID-19
Não há estudos completos e suficientes ainda sobre esse novo virus, sobre sua resistência, sua reincidência e suas consequências, por isso todas as medidas preventivas são necessárias, portanto não é aconselhável atender pessoas com diagnóstico confirmado, até um certo período depois do tratamento.
De um modo geral, os sintomas iniciais de COVID-19, se assemelham aos de um quadro gripal, o que já é contraindicado e se destacam quando começam a aparecer quadros de falta de ar. O problema é que qualquer pessoa pode portar silenciosamente o virus(Sars-CoV2). Se a pessoa apresentou sintomas gripais deve se manter em isolamento por 14 dias para que seja possível fazer o exame acusatório.
Fora de suspeitas, têm sido altamente recomendadas massagens combinadas com respiração diafragmática para fortalecimento da musculatura respiratória, garantindo a ventilação pulmonar
Quando o diagnóstico é duvidoso
No caso de qualquer dúvida em relação a problemas de saúde ou doenças raras ou desconhecidas a massagem é proibida antes de o paciente consultar um médico.
bottom of page