O que esperar do atendimento com um massoterapeuta e o que não esperar
Se você tem uma mente sã e corpo são é natural ter sensações ao toque de outra pessoa na sua pele. Esses toques podem ser agradáveis e prazeirosos. Em algumas modalidades terapêuticas esse toque pode ser dolorido e em outras pode ser relaxante ou prazeroso.
Você pode sempre informar o seu terapeuta se algo o incomodar. Pode ser qualquer coisa, como os aromas, os travesseiros, a música, iluminação do local e mesmo a pressão dos toques da terapeuta se causarem algum tipo de desconforto. Em alguns casos pode ser necessário ou simplesmente inevitável sentir algum desconforto, mas a terapeuta sempre deve respeitar os seus limites de dor e desconforto, adaptando-se ao seu padrão único de sensibilidade ao toque.
Isso não significa que você pode tocar fisicamente na sua terapeuta (a não ser com a permissão ou solicitação do mesmo) ou interpretar as sensações ao toque como algo pessoal ligado a emoções afetivas. Aproveite o seu momento de relaxamento e sinta todo o prazer que o seu corpo é capaz de sentir, mas não confunda as sensações agradáveis do toque com uma possível interação sedutora do seu terapeuta. A não ser que você esteja num ambiente onde o termo massagem e terapeutas servem apenas de faixada para disfarçar outros tipos de procedimento, respeite o seu terapeuta e seu trabalho.
Cada terapeuta pode seguir uma linha diferente de abordagem para o mesmo tipo de tratamento, assim sendo você pode encontrar algumas diferenças nos procedimentos de terapeuta para terapeuta. Mas há princípios básicos e fundamentais que permeiam todas as abordagens terapêuticas. E você tem todo o direito de questionar o seu terapeuta sobre quais fundamentos, abordagens e necessidades estão sendo consideradas para o seu tratamento.
Há no mercado uma infinidade de cursos presenciais e EAD com as mais variadas modalidades e aplicações em todas as áreas de terapias na área de saúde, regulamentadas ou não, e profissionais diplomados ou certificados em diversas habilidades. Mas lembre-se as terapias holísticas, embora reconhecidas e categorizadas no Brasil (vide site do Ministério do Trabalho através do link - http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf) ainda carecem de regulamentação. Por esse motivo há uma enorme gama de profissionais no mercado defendendo diferentes técnicas de abordagem para os mesmos objetivos. Use e abuse do seu direito de consumidor para entender quais são as qualificações e propriedades técnicas nas quais se baseia o seu terapeuta.
Algumas manobras e pontos gatilhos podem ativar emoções fortes que podem vir à tona no momento da terapia e você pode aproveitar o momento para falar o que quiser, pois faz parte do processo de desintoxicação mental e espiritual e ajuda a aliviar as dores internas e estressantes que somatizam as dores físicas do corpo.
O terapeuta deve demonstrar empatia e entender que cada paciente pode estar precisando descarregar as emoções e desabafar. Mas note que nem todo o terapeuta tem habilidades e compreensão para lidar com as suas questões emocionais e não há um regulamento na legislação que garanta o sigilo profissional, como no caso de uma profissão devidamente regulamentada como a dos psicólogos.