
Drenagem Linfática Manual Reversa
Em cirurgias com incisões amplas, especialmente em cirurgias plásticas, ocorrem rompimentos dos vasos arteriais, venosos e linfáticos, obstruindo a circulação linfática superficial e, às vezes, até profunda também, com infecções e necroses. Sendo assim, a drenagem linfática fisiológica fica prejudicada e mesmo a drenagem linfática manual necessita de uma nova abordagem ao enfrentar uma interrupção dos vasos linfáticos superficiais e para evitar o surgimento de edemas pericicatriciais promovendo uma tensão indesejável no local da lesão.
Trata-se de uma técnica bem fundamentada, chamada Drenagem Linfática Manual Reversa. O termo 'reversa' pode dar uma falsa ideia que o fluxo da linfa pode ser invertido, o que não ocorre, pois no sistema linfático cada via é um “sistema de mão única”; mas por sorte, há várias vias 😊e uma densa rede de capilares linfáticos que se canalizam e se intercomunicam livremente, absorvendo e conduzindo a linfa para várias vias direcionais, todas no sentido distal-proximal.
O que ocorre é que o profissional especializado em drenagem linfática manual pós cirúrgica possui os conhecimentos em anatomia e fisiologia necessários para encaminhar o fluxo linfático para as vias mais próximas que estejam mais íntegras e capazes de redirecionar o fluxo.