
Protocolo 2020 Covid-19
-
O número de sessões agendadas está reduzido para que haja tempo de higienizar todo o ambiente entre um e outro atendimento.
-
Não entre no consultório caso algum paciente esteja saindo imediatamente.
-
Sobre o local de atendimento:
-
Na sala de atendimento onde o carpete não pode ser retirado, será passado um aspirador entre um atendimento e outro, e todos os dias um pano úmido em solução de água e ácido acético.
-
Ventilação natural, com portas e janelas abertas sempre que possível
-
Ainda assim, a cliente receberá proteção para os pés para não entrar em contato direto com o chão em momento algum.
-
O banheiro será higienizado a cada atendimento.
-
No local de higienização de acesso para as clientes haverá uma placa com instruções de higienização correta das mãos
-
No local de higienização de acesso para as clientes haverá um pote com álcool em gel disponível, além de sabonete líquido
-
-
Dos cuidados pessoais da terapeuta atendente:
-
Os jalecos, roupas e tecidos que não podem ser descartados serão submetidos a lavagens duplas com sabão em pó que tenham em sua composição ácido peracético, e se possível uma pequena dose de peróxido de sódio
-
A terapeuta atendente deve trocar a máscara e o jaleco a cada atendimento.
-
A terapeuta deve lavar as mãos com água e sabão, em seguida higienizar com álcool gel 70% antes e depois de cada atendimento
-
A OMS recomenda que luvas resistentes ou não descartáveis e aventais de plástico devem ser limpos com água e sabão e após descontaminados com solução de hipoclorito de sódio a 0,5%.
-
Os óculos de proteção e protetores faciais devem ser exclusivos e limpos imediatamente após o uso e desinfetados com álcool líquido a 70% (se o material for compatível), hipoclorito de sódio ou outro desinfetante na concentração recomendada pelo fabricante
-
Já as luvas de nitrilo ou látex e os aventais descartáveis devem ser descartados após a cada uso e não reutilizados.
-
-
Higienização dos móveis:
-
Se os móveis foram utilizados e entraram em contato direto com a cliente eles serão higienizados com soluções de água sanitária, desinfetantes e finalmente álcool 70%.
-
​O degrau da escadinha de acesso à maca recebe uma cobertura de TNT descartável, também trocado a cada atendimento.
-
Se os moveis não foram utilizados diretamente receberão aplicação de panos úmidos com algol 70%
-
Entre uma e outra sessão pode ser usado hipoclorito de sódio a 0,1% nos móveis, além do álcool 70%.
-
Ao final do expediente uma limpeza de hipoclorito de sódio a 10%, além do álcool 70%.
-
-
Dos objetos e equipamentos usados na sala:
-
A maioria das toalhas foram substituídas por lenços semi-descartáveis, porque absorvem como panos, mas devem devem ser descartados após cada atendimento.
-
Os lençóis de pano para a maca foram todos substituídos por lençóis de TNT, colocados na presença da cliente e descartados após o atendimento.
-
Todos os travesseiros, suportes de apoio e encaixes recebem uma proteção de TNT, descartável após o uso.
-
Em dias frios, é utilizado um lençol ou cobertor único para cada cliente e retirado da sala logo após o atendimento para ser encaminhando à lavanderia.
-
O aromatizador que contem ação ionizante continua sendo utilizado, pois "a ionização artificial do ar destrói mais de 90-98% de todas as bactérias testadas, tanto em bacilos e experiências"
-
Porém, a água desmineralizada usada com óleos essenciais no aromatizador durante a sessão será totalmente descartada e feita a higiene do aparelho.
-
As tigelas e espátulas, bem como todos os objetos não autoclaváveis devem ser lavados com detergente enzimático.
-
Objetos plásticos pequenos e de higiene íntima podem ser esterilizados em um esterilizador a vapor próprio para a função, semelhantes aos esterilizadores de mamadeiras.
-
Objetos de pano, borracha ou plástico e mesmo alguns equipamentos eletrônicos de pequeno porte podem ser esterilizados em cabines de Luz Ozonizante Ultra Violeta
-
Está suspenso o trabalho com pedras quentes, pois o processo de higienização não chega a 100°e não ocorre garantia de esterilização.
-
-
Dos objetos pessoais da cliente:
-
Deve haver um lugar próprio para que a cliente deixe os objetos pessoais.
-
Pede-se à cliente para não apoiar os objetos pessoais e roupas no sofá, mas sim em mesas e cadeiras que possam ser imediatamente higienizados com álcool 70%.
-
As clientes que já possuem ou ainda pretendem adquirir yoni eggs de pedra para utilização pessoal íntima receberão recomendações e protocolos recomendados de higiene e cuidados redobrados. Porém, estou recomendando a utilização de bolas Kegel enquanto a situação atual de pandemia ainda não adquiriu um desfecho favorável.
-
A cliente deve manter cuidado redobrado ao manusear notas de dinheiro e maquininhas de cartão para fazer o pagamento. Utilizar luvas.
-
Antes de manusear o celular novamente a cliente pode solicitar uma limpeza do mesmo, com panos descartáveis e solução de álcool isopropílico (utilizado em equipamentos eletrônicos e portanto não estraga o material).
-
​
FONTES CONSULTADAS: Anvisa, SACOOBRASIL E UFRGS