top of page
A técnica de Ampukuterapia, da Medicina Tradicional Japonesa, é uma massagem de toque firme, contínuo, suave e ao mesmo tempo profundo no Hara (região do abdôme) para avaliação e tratamento dos desequilíbrios energéticos que acometem o ser humano. Todos os órgãos internos estão representados neste microssistema.

Ampukuterapia

miracle-touch.jpg

​

O Hara é considerado o centro de energia vital (Ki ou Chi). Todo fluxo de energia vital que, segundo a medicina oriental circula pelo corpo, inicia no Hara e depois é distribuída pelos meridianos. No Hara, encontramos vários órgãos internos, como o aparelho digestivo, os órgãos reprodutivos e sexuais. Em nível emocional, esses órgãos internos recebem grande parte da energia tóxica, gerada pelos bloqueios internos, que podem incidir sobre as raízes das doenças.

A avaliação é feita através da palpação, com pressões específicas obedecendo uma determinada sequência. O tratamento visa equilibrar as energias obstruídas na região do hará, que refletem em todos os órgãos. O terapeuta segue apalpando os órgãos através de uma sequência específica observando as irregularidades e aplicando manobras de desobstrução. A avaliação da massagem abdominal Ampuku, tem base no diagnóstico tátil e visual. Quando encontrarmos tensão local, como rigidez, inchaço, rubor, calor excessivo, nas áreas ligadas aos órgãos internos, pressupomos um excesso de energia.

Uma contratura muscular, por exemplo, pode ter origem de acúmulo energético. Ainda, podemos encontrar, no caso citado acima, pulsação da artéria abdominal acelerada. Essa condição pode gerar sintomas como pressão alta, gastrite e ansiedade.

Quando observamos flacidez, frio, palidez, batimento lento da artéria abdominal. Quando deficiente, a energia se manifestará, deixando os pés e as mãos geladas, digestão lenta identificamos deficiência da energia vital. 

A intenção desse tratamento não é somente tratar a dor, mas também ajudar a pessoa na modificação dos maus hábitos e padrões comportamentais que a levam ao desconforto e à doença, ajudando a estabilizar o funcionamento do sistema digestivo, harmonizando os sintomas, tais como: constipação, cólon irritável, gastrite, etc; melhorando as disfunções do sistema respiratório, tais como: asma e falta de ar. E também é muito eficaz para dores de cabeça e enxaquecas, doenças reumáticas, etc.

​

​

A verdadeira promoção da saúde ocorre de dentro pra fora quando o indivíduo compreende que precisa se cuidar, se amar, que tudo está interligado e depende de sua reflexão e aceitação sobre conflitos internos, que sobem à superfície da consciência, trazendo à tona o entendimento para mudança.
my logo 2 f6.gif
politica-de-privacidade-por-que-e-import

© 2020 Criado por Carol Massa

bottom of page